World Conquer online
Skip

Aviso de encerramento de servidor

Olá Conquistadores,

Eu estive pensando e conversando com uma galera, principalmente com o Leo e cheguei a conclusão de que eu estarei saindo do mundo do Conquer. Já tentei fazer isso antes, vou tentar fazer mais uma vez e vou ser bem transparente sobre os motivos e como vai ser esse encerramento.

Primeiramente, sou muito grato aos que permaneceram nesses 8 meses (lançamento do servidor fechado foi dia 02 de fevereiro e aberto em 26 de fevereiro) principalmente pois os que ficaram até agora inclusive colaboraram com o servidor financeiramente, e é por isso que o servidor permanecerá online por mais 1 mês.

Acabei iniciando o servidor e cometendo o erro de divulgar na página justamente quando o servidor estava para ser testado, o que foi de certa forma bom e ruim. Bom pois encontramos diversos erros que trabalhei duro para resolvê-los no menor tempo possível, conciliando minha jornada de trabalho com o servidor para entregar as correções, mas o público brasileiro em sua maioria é bem ingrato. Quando conseguimos corrigir os bugs que estavam matando o servidor (o leak de memória que travava o sistema e o lock das threads que fazia o servidor parar de processar pacotes e ações), já era tarde demais. A galera toda já tinha ido embora e o que vimos ter 180 contas (aprox 60 pessoas diferentes online) se tornou 50, depois 40, depois 30 até chegarmos ao que temos agora há um ou dois meses de 3-4 pessoas que ainda estão com a gente.

Meu intuito inicialmente nem era abrir um servidor, era fazer uma source pública estável para que outras pessoas pudessem fazer servidores bons, para que a comunidade dos servidores pudesse se desenvolver sem os servidores que abrem, farmam milhares de reais dos jogadores e depois vão fecham seus servidores. Eu trabalho com desenvolvimento de sistemas, trabalho home office o que me proporciona a possibilidade de dar suporte aos jogadores o dia inteiro, mas minha jornada nos últimos meses tem sido bem desgastante e me fez refletir se preciso mesmo ter toda essa responsabilidade. Falhei novamente em proporcionar uma experiência bacana para vocês, não tive o tempo que queria pra poder criar novos eventos e coisas justamente depois que a maioria dos sistemas já estavam prontos. Implementamos junto do Project Myth (@Leo) o sistema de LUA, onde poderiamos usar Scripts da própria TQ para nossos NPCs e itens, o que significa que os NPCs e itens do nosso servidor mesmo estão de acordo com o que estava online no Conquer americano entre o final de 2015 e começo de 2016. Mas nem tudo são flores, a comunidade cobra mais do que o jogo tem implementado e isso é completamente compreensível, mas não há mais tempo para isso.

A uníca solução talvez, fosse resetar tudo e relançar o servidor Brasil como novo. Talvez lançar o servidor USA abertamente para tentar coletar jogadores de fora e em uns 2-3 meses liberar o cross-realm? Nah, não acho que seria justo com quem ficou no servidor (tem gente que está aqui desde o começo ainda) e nem sei se daria certo mesmo.

P: Por que não chamar gente para te ajudar no desenvolvimento de eventos e coisas para o servidor?
R: Tive gente para fazer isso, mas as pessoas que mexem com Conquer gostam de jogar Conquer e a comunidade acha que eu bonifico GMs ou que eu dou coisas para os GMs sairem na frente, crucificaram quem eu chamei para ajudar e aposto que se eu tivesse colocado mais gente teria sido a mesma coisa. Além de que, uma das pessoas ainda tentou excluir a conta de quem estava crucificando ele para o resto dos jogadores. Minha confiança está abalada, sim.

P: Se o código é aberto por quê você não aceita propostas de códigos de outras pessoas?
R: Mas eu aceito, tivemos várias correções de bugs que vieram de outros desenvolvedores.

O LUA também foi passado para algumas pessoas estudarem para que pudessem tentar fazer novos eventos, NPCs e itens, mas a verdade é que a comunidade BR de Conquer é baseada em um monte de mosca de bosta e a maioria não sabe fazer nada. Algumas pessoas pegaram o arquivo sem saber mesmo como funciona e estão estudando, mas não tive tempo de dar um treinamento e explicar, mas acredito que teriam plena capacidade de colaborar com o servidor. Obrigado pelo interesse inclusive (vocês vão saber que são vocês, não vou marcar).

Basicamente é isso, vou fazer o pagamento de mais um mês do servidor, para usar o dinheiro que foi arrecadado após abrir a loja (que ainda não será suficiente, mas eu irei inteirar). E vou divulgar os gastos do servidor nesse período online:

Produto Receita Despesa
Servidor de SSO / Qualidade de código (Sonarqube)    R$ 600,00/ano
Hospedagem Windows   R$ 195,00/ano
Servidor de login (USA)   R$ 234,76/trimestral
Servidor Brasil   R$ 1619,58/total (valor total possui desconto)
Domínio (worldconquer.online)   R$ 149,90/ano
Ferramentas de desenvolvimento (IntelliJ, Resharper)    USD 259,00/ano
Venda de cartões VIP R$ 177,88  

Sinceramente, não estou dropando o servidor por causa do dinheiro pois falei desde o começo que bancaria o servidor e que jogaria quem quisesse jogar e isso era verdade, mas minha jornada de trabalho junto com o servidor vazio, parece estar sem interesse por parte de ambas as partes e é por isso que venho anunciar que o servidor Brasil será encerrado no dia 24 de outubro de 2023, quando vencer a fatura do servidor USA de login.

Agradeço a quem participou do projeto, quem colaborou procurando e reportando bugs e principalmente aos que estão aqui até hoje. Continuarei colaborando com a comunidade do Conquer desenvolvendo a suite Canyon e colaborando com o desenvolvimento do Project Myth.

Sinto muito por estar terminando dessa forma novamente.